Ajuda do Greenshot

Versão 1.0 Tradução portuguesa do conteúdo da Ajuda por Luis Neves ([email protected])

Conteúdo

  1. Criar uma captura de ecrã
    1. Capturar uma região
    2. Capturar a última região
    3. Capturar janela
    4. Capturar o ecrã completo
    5. Capturar Internet Explorer
  2. Usar o editor de imagem
    1. Desenhar formas
    2. Adicionar texto
    3. Realçar coisas
    4. Ofuscar coisas
    5. Adicionar efeitos
    6. Recortar a captura de ecrã
    7. Adicionar gráficos a uma captura
    8. Reutilizar elementos desenhados
    9. Exportar a captura
  3. Definições
    1. Definições gerais
    2. Definições de captura
    3. Definições de Saída
    4. Definições de destino
    5. Definições de Impressão
    6. Definições avançadas
  4. Quer ajudar?
    1. Faça um donativo
    2. Passe a palavra

Criar uma captura de ecrã

Pode criar uma captura de ecrã ou usando a tecla Print do seu teclado ou clicando com o botão direito do rato no ícone Greenshot da bandeja do sistema.
Existem diversas opções para criar uma captura de ecrã:

Capturar região Print

O modo de capturar uma região permite-lhe seleccionar uma parte do ecrã a ser capturada.
Após iniciar o modo região, irá visualizar uma mira a apontar a posição do rato no ecrã. Clique e mantenha o botão premido no local onde pretende que fique um dos cantos da sua captura. Mantendo o botão do rato premido, arraste o rato para definir o rectângulo a ser capturado. Quando o rectângulo verde cobrir a área que pretende capturar, liberte o botão do rato.

Pode usar a tecla Space para alternar entre o modo região e o modo janela.

Se pretende capturar uma área exacta, será mais fácil seleccionar a área inicial da captura um pouco maior e depois recortar a captura de ecrã usando o editor de imagem do Greenshot.

Capturar a última região Shift + Print

Se acabou de capturar uma região ou uma janela, pode capturar novamente a mesma região usando esta opção.

Capturar uma janela Alt + Print

Cria uma captura da janela que está actualmente activa.

Para sistemas com o Windows 7 ou Vista, use a definição do modo Captura de Janela para controlar como o Greenshot manipula as bordas da janela semi transparente (Aero), p.e. substituindo a transparência com uma cor personalizada.

O diálogo de definições oferece uma opção de não capturar a janela activa de imediato, mas permitindo-lhe seleccionar uma interactivamente. Se esta opção for seleccionada, pode seleccionar uma janela clicando nela (Tal como no modo região, o Greenshot irá realçar a área que irá ser capturada).
Se pretender capturar uma janela secundária (p.e. uma janela do navegador (sem barras de ferramentas, etc.) ou um simples quadro de uma página web que use 'framesets') aponte o cursor do rato para a janela e prima a tecla PgDown. Depois de fazer isso, pode seleccionar elementos secundários da janela para serem capturados.

A captura dos menus de contexto é diferente: ao usar o atalho "Capturar janela" fará desaparecer o menu de contexto, e óbviamente acontecerá o mesmo se usar o menu de contexto do Greenshot para criar a captura. Se pretende capturar um menu de contexto que fez surgir clicando com o botão direito do rato em qualquer coisa, simplesmente active o modo região Print, e depois prima a tecla Space.

Capturar ecrã completo Control + Print

Cria uma captura da totalidade do ecrã.

Capturar Internet Explorer Control + Shift + Print

Cria confortavelmente uma captura da página web actualmente aberta no Internet Explorer. Use o menu de contexto do Greenshot para seleccionar o separador do Internet Explorer a capturar, ou prima Crtl + Shift + Print para capturar o separador activo.

Usar o editor de imagem

O Greenshot possui um editor de imagem fácil de utilizar, fornecendo uma série de funcionalidades para adicionar anotações e formas a uma captura. Ele também permite realçar ou ofuscar partes da sua captura.

O editor de imagem do Greenshot pode ser usado não apenas em capturas. Também pode abrir imagens de um ficheiro ou da área de transferência para editar. Basta clicar com o botão direito do rato no ìcone do Greenshot na bandeja do sistema e seleccionar Abrir imagem de ficheiro ou Abrir imagem da área de transferência, respectivamente.

Por defeito, o editor de imagem é aberto sempre que é feita uma captura de ecrã. Se não pretender usar o editor de imagem, pode desactivar esta funcionalidade no diálogo definições.

Desenhar formas

Seleccione uma das ferramentas de desenho de formas da barra de ferramentas situada do lado esquerdo do editor de imagem ou do menu Objecto. Para sua conveniência, também existe uma tecla associada a cada ferramenta.
As formas disponíveis são: rectângulo R, elipse E, linha L, seta A e de linha livre F.
Clique, mantenha premido o botão do rato e arraste para definir a posição e tamanho da forma. Liberte o botão do rato quando tiver terminado.

Pode mover ou redimensionar as formas existentes com a ferramenta de selecção ESC da barra de ferramentas.
Para cada tipo de elemento existe um conjunto próprio de opções disponíveis para alterar o aspecto do elemento.(p.e. espessura da linha, cor da linha, cor de preenchimento). Pode alterar as opções de um elemento existente depois de seleccioná-lo, mas também para o próximo elemento a ser desenhado após seleccionar uma ferramenta de desenho.

Pode seleccionar vários elementos para editar ao mesmo tempo. Para seleccionar vários elementos, mantenha premida a tecla Shift enquanto clica nos elementos.

Se pretende desenhar formas com lados iguais (p.e. forçar um rectângulo a ser quadrado) mantenha premida a tecla Shift ao desenhar. Ao desenhar linhas ou setas, manter premida a tecla Shift resulta no ângulo da linha ser rodado em passos de 15°.
Pode também usar o Shift se pretender redimensionar um objecto existente mantendo as suas proporções.

Ao desenhar ou redimensionar, pode manter premida a tecla Ctrl para ter o objecto ancorado no seu centro geométrico. I.e. o objecto também é redimensionado na direcção oposta. (Isto é muito útil se pretende desenhar uma elipse à volta de qualquer coisa na sua captura.)

Adicionar texto

A utilização da ferramenta texto T é semelhante à das ferramentas de forma. Desenhe simplesmente o elemento de texto do tamanho desejado, depois digite o texto no seu interior.
Faça duplo clique num elemento de texto existente para editar o seu conteúdo.
Prima Return ou Enter quando tiver concluído a edição.

Se necessita inserir quebras de linha dentro de uma caixa de texto, prima Shift + Return ou Shift + Enter.

Realçar coisas

Após seleccionar a ferramenta de realçar H, pode definir a área para ser realçada do mesmo modo como desenharia uma forma.
Existem diversas opções para realçar, entre as quais pode escolher clicando no botão mais à esquerda da barra de ferramentas na parte superior:

Ofuscar coisas

Ofuscar partes de uma captura é uma boa ideia se contiver dados que não se pretende que sejam vistos por outras pessoas, p.e. dados de contas bancárias, nomes, palavras-passe ou caras na imagem.
Use a ferramenta ofuscar O exactamente do mesmo modo que a de realçar.
As opções disponíveis para ofuscação são:

* Dependendo do desempenho do seu computador, a aplicação do efeito desfocar pode tornar lento o editor de imagens do Greenshot. Se notar que o editor de imagem reage com lentidão logo que o efeito é aplicado, tente reduzir o valor para a Qualidade de Pré-visualização na barra de ferramentas ou reduza o valor do Raio de desfocagem.
Se o desempenho da desfocar continuar mau para poder trabalhar com ele, deve optar por utilizar o efeito Pixelizar.

Adicionar efeitos

Pode adicionar diferentes efeitos à sua captura. Pode querer aplicar uma borda, sombra ou efeito de cantos arredondados, p.e. para visualizar em separado a sua captura do restante conteúdo do documento. Os efeitos Escala Cinza e Inverter são úteis principalmente antes de imprimir, poupando tinta ou toner ao imprimir capturas coloridas ou escuras.

Recortar a Captura

Se precisa apenas de uma parte da imagem que capturou, use a ferramenta de recorte C para recortá-la para a área desejada.
Após seleccionar a ferramenta recortar, desenhe um rectângulo na área da captura que quer manter. Pode redimensionar a área seleccionada como qualquer outro elemento.
Quando estiver satisfeito com a sua selecção, use o botão confirmar da barra de ferramentas ou prima a tecla Enter. Pode cancelar o recorte clicando no botão cancelar ou premindo ESC.

Recorte Automático: Se necessita recortar uma borda de uma cor sólida de fundo da sua captura escolha simplesmente Recorte Automático do menu Editar e o Greenshot irá seleccionar automaticamente a área para recortar.

Use as ferramentas de rotação para rodar a captura no sentido horário ou anti-horário.

Adicionar gráficos a uma captura

Pode muito simplesmente adicionar gráficos ou imagens à sua captura arrastando e largando um ficheiro de imagem na janela do editor. Pode também inserir capturas de outras janelas seleccionando Inserir janela do menu Editar. Surge uma lista com todas as janelas abertas, permitindo-lhe seleccionar uma para ser inserida.

Reutilizar elementos de desenho

Se estiver a utilizar os mesmos ou elementos semelhentes na maioria das capturas (p.e. um campo de texto contendo otipo de navegador e a versão, ou a ofuscar o mesmo elemento em várias capturas) pode reutilizar os elementos.
Seleccione Guardar objectos para ficheiro do menu Objectos para guardar o conjunto actual de elementos e reutilizá-los mais tarde. Carregar objectos de ficheiro aplica os mesmos elementos a outra captura.

Exportar a captura

Após editar a captura, pode exportar o resultado para diversos fins, dependendo das suas necessidades. Pode aceder a todas as opções de exportação através do menu Ficheiro, da barra de ferramentas superior ou via teclas de atalho:

Existem plugins para exportar capturas para outros destinos, e.g. DropBox, Picasa, Flickr. Deve seleccionar os plugins apropriados durante o processo de instalação.

Após guardar uma imagem do editor, clique com o botão direito do rato na barra de estado na parte inferior da janela do editor para copiar o atalho do ficheiro para a área de transferência ou abrir a pasta respectiva no Explorador do Windows.

O Diálogo Definições

Definições Gerais

Definições de Captura

Definições de Saída

Definições de Destino

Por defeito, o Greenshot deixa-o seleccionar dinamicamente um destino após criar a captura, exibindo um pequeno menu com diferentes destinos à sua escolha. Se não quer ou não necessita de estar sempre a alterar os destinos, pode preferir configurar o Greenshot para exportar directamente para um ou mais destinos, sem exibir o diálogo de selecção dos destinos.
Nota: tal como exportar da janela do editor, os destinos exibidos variam dependendo dos plugins que tem instalados com o Greenshot.

Definições de impressão

Definições de Plugins

Exibe uma lista de plugins do Greenshot instalados. Seleccione um da lista e clique Configurar com vista a aceder à configuração de um plugin.

Definições avançadas

Queremos dizer: é melhor não alterar nada aqui se não souber o que está a fazer, pois estas definições podem provocar comportamentos inesperados.

Quer Ajudar?

De momento, não precisamos de ajuda no desenvolvimento. Contudo, há várias coisas que pode fazer para ajudar o Greenshot e a equipa de desenvolvimento.
Antecipadamente gratos :)

Considere um donativo

Estamos a investir muito trabalho no Greenshot e a gastar bastante tempo para fornecer uma boa peça de software gratuíto e de código aberto. Se acha que isso o torna mais produtivo, e lhe poupa (ou à sua empresa) muito tempo e dinheiro, ou se simplesmente gosta do Greenshot e da ideia de sotware de código aberto: por favor considere compensar o nosso esforço, doando.
Por favor visite a nossa página web para ver como pode apoiar a equipa de desenvolvimento do Greenshot:
http://getgreenshot.org/support/

Passe a palavra

Se gosta do Greenshot, deixe que as pessoas saibam: Fale sobre o Greenshot aos seus amigos e colegas. Os seus seguidores, também :)
Classifique o Greenshot nos portais de software ou tenha um link da nossa página no seu blog ou site.

ADVERTISEMENT